quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Contos do mundo


Adaptações de Ramon Girona

O caçador de luas
Conto da África do Sul
 
Ilustrações: Carles Porta


















«O gato capturou a Lua», diz-se em algumas regiões da África quando se produz um eclipse lunar.  Mas... como faz o gato para capturá-la?  Você vai saber lendo este conto onde um gato espirra, o mar se arrasta, a aranha suspira, a Lua aterrissa, eclipsa e aparece um bicho que parece o que ele não é, e faz tudo, tudo, tudo ao contrário.



O condor e as estrelas
Conto Peruano

Ilustraçoes: Lluís Farré




















Nas montanhas dos Andes, os olhos do condor vêem tudo: a menina que chora de fome e o homem rico com coração de pedra. Nas montanhas dos Andes, as estrelas são meninas de cabelos dourados e túnica prateada. Nas montanhas dos andes, o condor e as estelas se unem e, secretamente, se preparam para dar uma lição ao homem com o coração de pedra...





Nada é o que parece
Conto da África do norte

Ilustraçoes: Linhart


















No oásis, enquanto os cântaros se enchem de água, a cabeça de uma menina se enche de histórias maravilhosas que os mercadores contam. E sonha acordada: «Ah... como gostaria de poder viajar e ver tudo o que eles vêm.» Quem poderá ajudá-la? Uma gata, talvez?



Conta até cinco
Conto da India

Ilustraçoes: Sebastià Serra





















El asno del alfarero está preocupado porque sólo sabe contar hasta cinco. Pero, una noche, alguien le dice: «Haz lo que sabes hacer: cuenta hasta cinco y no te preocupes de nada más.» Y, camino del mercado, el  asno comienza a contar: uno, dos, tres, cuatro y cinco…
Si llegas al final de este cuento sin perderte, descubrirás cómo el asno aprendió finalmente que, después del cinco, vienen el seis, el siete, el ocho, y así hasta el infinito.




Conta até cinco
Conto da Venezuela

Ilustraçoes: Christian Inaraja



Houve um tempo, na terra dos guaraúnos, que sempre brilhava o Sol. Naquela época, os guaraúnos não sabiam o quê era a noite. Até que chegou um homem com uma bolsa.
«Ninguém toque na minha bolsa», disse o homem. Que escondia nela? Perguntava-se Guauta, ou melhor, leia este conto para saber como os guaraúnos descobriram a noite.



24,5 x 19 cm; 32 pp.

Ocaçador de luas: ISBN
Ocondor e as estrelas: ISBN
Nade é o que parece: ISBN
Conta até cinco: ISBN